Um portal é um projeto mais amplo, pois geralmente é o resultado da convergência de vários sites. Trata-se de um mega site na web que funciona como centro aglomerador e distribuidor de conteúdo para uma série de outros sites ou subsites dentro, e também fora, do domínio da empresa gestora do portal.
Na sua estrutura mais comum, os portais constam de um buscador (motor de busca), de áreas subordinadas com conteúdos próprios, áreas de notícias frias e de notícias em tempo real, enquetes, fóruns, blogs, áudios e vídeos. Serviços de geração de comunidades e diretórios também são elementos importantes de um bom portal.
Para se construir um portal é aconselhável utilizar ferramentas de gestão de conteúdo (CMS) em vez de tradicionais editores HTML. Estes recursos ajudam a concentrar o trabalho num nível mais abstrato, na medida em que alguns aspectos tecnológicos já são automatizados.
Uma das vantagens no uso dessas ferramentas é o fato de, na maior parte dos casos, possibilitar a troca do modelo de página sem que o conteúdo e a sua disposição no site sejam alterados; apenas a aparência é modificada.
|